ARTIGOS

AS DUAS ALIANÇAS
Dale Ratzlaff
Estudar as alianças é como derramar um jarro de água teológico no Divisor Continental. Na verdade, esta montanha das alianças se divide entre o oceano dos tipos da velha aliança e o mar do cumprimento da nova aliança. Diferenças teológicas que podem parecer pequenas à primeira vista irão, depois de percorrer seus cursos ao longo das correntes de aplicação, terminar a milhares de quilômetros de distância, dependendo de qual lado da Divisão Continental dos Convênios elas fluem. Portanto, como é importante termos certeza de qual lado dessa grande divisão escolhemos.
Acredito que a Bíblia ensina que existem altos princípios morais (chame-os de leis morais, se quiser) desde o início dos tempos, e esses princípios continuarão na eternidade. Na verdade, esses princípios morais eternos, conforme exemplificados na vida de Cristo, fornecem um guia muito melhor do que o Decálogo. Acredito que os Dez Mandamentos refletem a existência desses princípios morais, mas não tão claramente quanto os princípios de retidão da nova aliança. Eu não rebaixaria a justiça de Cristo à de “viver os Dez Mandamentos”. Acredito que Sua vida exemplifica um nível muito mais elevado. Portanto, quando olhamos para os fatos bíblicos que indicam que os Dez Mandamentos não existiam antes de Moisés e não devem continuar depois da cruz, não estamos abrindo as comportas para a anarquia ou a maldade. Também não temos nenhuma agenda oculta. Em vez de, estamos apenas buscando ser fiéis às Escrituras e nada mais. Onde quer que as Escrituras nos levem, estamos dispostos a seguir. Oro para que você, leitor, esteja disposto a assumir esse mesmo compromisso.

Agora, coloque suas botas de caminhada, pegue sua garrafa de água e respire profundamente. O ar aqui no Divisor Continental é rarefeito; temos um longo caminho a percorrer antes de escurecer e a trilha é difícil. Seguindo a trilha assinalada como “Escritura”, porém, teremos a certeza do destino correto.

Os Dez Mandamentos são as próprias palavras da antiga aliança
A Bíblia diz:
E, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do testemunho, as tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus (Êxodo 31:18).
Assim ele [Moisés] esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão nem bebeu água. E ele escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os Dez Mandamentos (Ex. 34:28).
Então Ele declarou a você Sua aliança que Ele ordenou que você cumprisse, isto é, os Dez Mandamentos; e Ele os escreveu em duas tábuas de pedra (Deuteronômio 4:13).
Quando subi ao monte para receber as tábuas de pedra, as tábuas da aliança que o Senhor tinha feito convosco (Dt 9:9).
E aconteceu ao fim de quarenta dias e quarenta noites que o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas da aliança (Dt 9:11).
Então eu me virei e desci da montanha enquanto a montanha ardia em fogo, e as duas tábuas da aliança estavam em minhas duas mãos (Deuteronômio 9:15).
Não havia nada na arca, exceto as duas tábuas de pedra que Moisés colocou lá em Horebe, onde o Senhor fez uma aliança com os filhos de Israel, quando eles saíram da terra do Egito. E ali coloquei o lugar para a arca em que está a aliança do Senhor, que ele fez com nossos pais quando os tirou do Egito (1 Reis 8:9,21).
Esses versículos afirmam inequivocamente que a aliança entre Deus e Israel, feita no Sinai, eram os Dez Mandamentos. Essa verdade é enfatizada pelo fato de que os Dez Mandamentos foram guardados na “arca da aliança”.

A antiga aliança, ou aliança Sinaítica, é baseada em uma lei, não em duas. Abrange toda a lei mosaica: moral, civil e cerimonial.

Não há divisão clara entre leis morais e cerimoniais nos livros de Moisés. Os termos “lei moral” e “lei cerimonial” são definições artificiais e antibíblicas. Embora existam aspectos morais e cerimoniais na lei, eles geralmente estão misturados. Os adventistas são rápidos em chamar o sábado de lei moral porque está no coração dos Dez Mandamentos. No entanto, ele é listado com os dias de festa e outros aspectos cerimoniais da lei cerca de uma dúzia de vezes. assine no centro.5 Se alguém fosse atribuir “moral” ou “cerimonial” ao sábado, em virtude da associação com outras leis, seria, em uma proporção de 12:2, uma “lei cerimonial. ” Quando perguntaram a Jesus qual era o maior mandamento da “lei” (observe uma lei), Sua resposta foi de Deut. 6:5 e Lev. 19:18,6 não o sábado como Ellen White ensinou,7 ou mesmo o Decálogo. Freqüentemente, aqueles de origem adventista associam imediatamente “lei” aos Dez Mandamentos. Normalmente Mat. 5:17–19 é citado para provar a perpetuidade dos Dez Mandamentos quando os Dez Mandamentos nem mesmo estão à vista nesta passagem.8 Fiquei surpreso ao descobrir que por si só, os Dez Mandamentos nunca são chamados de “a lei do Senhor ,” ou “a lei de Deus” nas Escrituras.9
Cito Riggle, The Sabbath and the Lord’s Day .
Novamente, sacrifícios, ofertas, sábados, luas novas e festas são todos exigidos “na lei do Senhor” (veja 2 Coríntios 31:3). Dezenas de textos como este poderiam ser citados, onde “a lei do Senhor” inclui sacrifícios, circuncisão, festas e toda a lei judaica. Portanto, a lei de Deus não é simplesmente o Decálogo, mas toda a lei de Moisés. Em Neh. 8:1, 2, 3, 7, 8, 14, 18, eles lêem “no livro da lei de Moisés”, “a lei”, “o livro da lei”, “no livro da lei de Deus”, “a lei que o Senhor ordenou por meio de Moisés”, “a lei de Deus”. A lei de Deus, então, incluía toda a lei de Moisés.10
Alguém poderia quebrar o Pacto Sinaítico (ou antigo) pela violação de qualquer um dos Dez Mandamentos11 e muitas de suas leis de “tipo cerimonial”.12
Agora mostramos que as palavras da aliança que Deus fez com Israel eram os Dez Mandamentos, e essa aliança foi expandida13 para incluir todas as leis dadas por Deus a Moisés e foi chamada coletivamente de lei, a lei do Senhor, a lei de Deus, a aliança, etc.

O Novo Testamento define a “velha” ou “primeira” aliança como a Aliança Sinaítica e inclui inequivocamente tanto os Dez Mandamentos quanto “outras leis” nesta aliança.
O autor de Hebreus descreve a “primeira aliança” e menciona especificamente “as tábuas da aliança” — uma referência inequívoca aos Dez Mandamentos como incluídos nesta “primeira aliança”.
Agora, até mesmo a primeira aliança tinha regulamentos de adoração divina [o sábado era um desses regulamentos] e o santuário terrestre. Pois havia um tabernáculo preparado, o externo, no qual estavam o candelabro, a mesa e o pão sagrado; este é chamado de lugar santo. Atrás do segundo véu havia um tabernáculo chamado o Santo dos Santos, tendo um altar de incenso de ouro e a arca da aliança coberta de ouro por todos os lados, na qual havia um vaso de ouro contendo o maná e a vara de Arão que brotou , e as tábuas da aliança (Hb 9:1–4).
Esta é uma evidência inconfundível de que os Dez Mandamentos foram incluídos na antiga ou primeira aliança. Observe também que tanto os Dez Mandamentos quanto as outras leis estão incluídos nesta única aliança. Não há separação entre “moral” e “cerimonial”.
Essa mesma verdade é clara nas descrições de Paulo sobre as alianças.
Tu és a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens; sendo manifestado que sois uma carta de Cristo, cuidada por nós, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos. Essa confiança temos por meio de Cristo em relação a Deus. Não que sejamos adequados em nós mesmos para considerar algo como vindo de nós mesmos, mas nossa adequação vem de Deus, que também nos tornou adequados como servos de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, mas o Espírito vivifica. Mas se o ministério da morte, em letras gravadas em pedras, veio com glória, de modo que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos na face de Moisés, por causa da glória de seu rosto, embora desaparecendo (2 Coríntios 3: 2–7).
Paulo usa o termo “não escrito com tinta” para se referir às “outras leis” que foram dadas por Deus a Moisés que eram uma expansão, interpretação e aplicação dos Dez Mandamentos à vida de Israel. Também está claro que Paulo se refere aos Dez Mandamentos nesta passagem usando “letras gravadas em pedras”. Diz-se que a nova aliança é “não da letra”, “mas do Espírito”. Esta declaração exclui os Dez Mandamentos da nova aliança, ou o mínimo que se pode dizer, é que os exclui em sua forma codificada. Ele chama os Dez Mandamentos especificamente de “o ministério da morte” em contraste com a nova aliança que Paulo diz “dá vida”.
No livro de Gálatas, Paulo menciona especificamente que a antiga aliança vem do Sinai.
Isso é alegoricamente falando, pois essas mulheres são duas alianças: uma procedente do Monte Sinai gerando filhos que serão escravos; ela é Hagar (Gálatas 4:24).
Vemos, então, que o Novo Testamento define a “velha” ou “primeira” aliança como a Aliança Sinaítica que incluía todas as leis dadas aos filhos de Israel, incluindo os Dez Mandamentos – as próprias “palavras da aliança”.14 Isso concorda perfeitamente com nossas descobertas no Antigo Testamento.

A antiga lei da aliança foi dada apenas aos filhos de Israel
Eu cito Riggle,
Isso é tão manifesto em todos os itens da lei que não precisa de argumento para prová-lo. Moisés diz (Deuteronômio 4:8) que nenhuma nação tem uma lei tão boa “como a lei que hoje ponho diante de vocês”. Então ele cita os Dez Mandamentos como parte dela (vs. 10-13). “Esta é a lei que Moisés apresentou aos filhos de Israel” (v. 44). Então nenhuma outra nação tinha a lei. Isso é afirmado centenas de vezes. Foi dirigido aos israelitas, e somente a eles.
A própria redação da lei prova que ela foi projetada apenas para eles. O Decálogo é introduzido assim: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão” (Êxodo 20:2). A quem isso se aplica? Somente para a nação israelita. Nem os anjos, Adão, nem os cristãos gentios jamais estiveram na escravidão egípcia. Então, a lei não foi dirigida a eles. Paulo afirma claramente a quem a lei foi dada. “Quem são os israelitas; a quem pertence a adoção, e a glória, e os convênios, e a promulgação da lei” (Romanos 9:4). Foi dado a Israel. Em Mal. 4:4 é claramente afirmado que a lei dada em Horebe era “para todo o Israel”.
Todas essas coisas mostram que essa era uma lei nacional redigida para se adequar à condição dos filhos de Israel na época.

As leis do Sinai, incluindo os Dez Mandamentos, não foram dadas até a época de Moisés.
Muitas pessoas demonstraram que a maioria, se não todos, os princípios morais sobre os quais os Dez Mandamentos foram fundados já existiam antes da época de Moisés. A única exceção, porém, é o sábado, mencionado pela primeira vez no tempo de Moisés. Por boas razões, não acreditamos que o sábado seja uma lei moral.15

Tome outro gole e faça uma pausa de cinco minutos para recuperar o fôlego nesta grande altitude, então vamos continuar nossa caminhada nesta trilha das Escrituras.
Eu cito Riggle,
“A lei foi dada por Moisés” (João 1:17). “Moisés não vos deu a lei?” (João 7:19). “Porque até a lei havia pecado no mundo; mas o pecado não é imputado onde não há lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés” (Romanos 5:13, 14). A entrada da lei está aqui localizada em Moisés. Toda tentativa de colocá-lo antes desse tempo contradiz o claro testemunho desses textos. A Bíblia localiza a lei sob o sacerdócio levítico. “Se, pois, a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico, porque por ele o povo recebeu a lei” (Hb 7:11). Isso acaba com o sabatismo. Portanto, a entrega da lei está localizada “430 anos após a aliança com Abraão”. “E digo isto, que a aliança, que antes foi confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não pode anular” (Gálatas 3:17). Isso nos leva ao mesmo ano em que os filhos de Israel saíram do Egito e chegaram ao Sinai. “E aconteceu ao fim dos quatrocentos e trinta anos, exatamente naquele mesmo dia, que todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito” (Êxodo 12:41) . Sem dúvida, então, o que a Bíblia chama de “a lei” não foi dado até Moisés, 2.500 anos depois de Adão, ou quase metade da história do mundo.16 “O Senhor nosso Deus fez uma aliança conosco em Horebe [Sinai]. “O Senhor não fez esta aliança com nossos pais, mas conosco, com todos os que vivem aqui hoje”. Deut. 5:2-3 que todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito” (Êxodo 12:41). Sem dúvida, então, o que a Bíblia chama de “a lei” não foi dado até Moisés, 2.500 anos depois de Adão, ou quase metade da história do mundo.16 “O Senhor nosso Deus fez uma aliança conosco em Horebe [Sinai]. “O Senhor não fez esta aliança com nossos pais, mas conosco, com todos os que vivem aqui hoje”. Deut. 5:2-3 que todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito” (Êxodo 12:41). Sem dúvida, então, o que a Bíblia chama de “a lei” não foi dado até Moisés, 2.500 anos depois de Adão, ou quase metade da história do mundo.16 “O Senhor nosso Deus fez uma aliança conosco em Horebe [Sinai]. “O Senhor não fez esta aliança com nossos pais, mas conosco, com todos os que vivem aqui hoje”. Deut. 5:2-3

A antiga ou primeira aliança que incluía os Dez Mandamentos vigorou apenas até a morte de Cristo.
Depois de ler a declaração acima, você vai querer sentar na trilha e olhar a paisagem aqui nas belas Montanhas Rochosas. Chegamos agora a um grande divisor de águas teológico. Você deve decidir qual caminho seguirá. Você vai continuar a seguir a trilha marcada como “Escritura”? Ou você vai optar pela trilha marcada como “Ellen White”? Você não pode seguir os dois caminhos. Tome seu tempo aqui em oração e contemplação porque o resultado desta decisão terá grandes consequências para sua vida futura, não importa o caminho que você tome. Por que não pegar os mapas — todos os três — e fazer um estudo cuidadoso? Vamos determinar agora qual é o caminho certo!
O mapa das Escrituras diz que “a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, repreender, corrigir e treinar na justiça, para que o homem de Deus seja perfeitamente habilitado para toda boa obra.”17
O mapa da doutrina adventista anterior a 198018 declarava que as Escrituras eram a “revelação todo-suficiente de Sua vontade aos homens e a única regra infalível de fé e prática”. revelação infalível de Sua vontade. Eles são o padrão de caráter, o teste da experiência, a revelação autorizada de doutrinas e o registro confiável dos atos de Deus na história.”20
O mapa de Ellen White afirma: “Deus terá um povo sobre a terra que manterá a Bíblia, e somente a Bíblia, como o padrão de todas as doutrinas e a base de todas as reformas… Antes de aceitar qualquer doutrina ou preceito, devemos exigir um claro ‘Assim diz o Senhor’ em seu apoio.”21
O que você acha, vamos descer a trilha marcada como “Escritura”! Isso será áspero e estreito às vezes. Haverá grandes rochas para contornar e superar, mas podemos ter certeza de que é essa trilha que termina no “mar de vidro”.
Aceitar a proposição de que os Dez Mandamentos chegaram a um fim funcional na cruz quebra completamente todo o paradigma da teologia adventista. Eu lutei e lutei contra isso. Então – ainda me lembro daquele dia – decidi que havia muitas evidências bíblicas para justificar a aceitação dessa proposta em caráter experimental. Eu queria ver se poderia responder a todas as questões que ela levantava e harmonizar todas as declarações bíblicas que eu achava que a contradiziam. Então aconteceu. De repente, vi um novo paradigma! Aquele que tinha o evangelho de Cristo no centro e, sim, as peças do quebra-cabeça se encaixavam sem forçar! Embora não possamos responder a todas as perguntas que imediatamente vêm à sua mente nesta edição da Proclamação!, há respostas. Iremos, no entanto,
Cito novamente Riggle,
Os adventistas estão continuamente clamando: “A lei de Deus [significando o código do Sinai] é imutável”. Mas Paulo os contradiz, afirmando corajosamente “que necessariamente se faz também mudança da lei” (Hb 7:12). “A lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (João 1:17). “Ele tira o primeiro, para estabelecer o segundo” (Hb 10:9). Duas leis não poderiam estar na mesma dispensação. Portanto, para estabelecer o evangelho — a graça e a verdade, que vieram por meio de Cristo — a lei foi “tirada”. A maneira pela qual foi retirada é assim explicada nas próprias palavras de Cristo: “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas: [observe que a “lei” aqui se refere a toda a lei de Moisés22] Eu sou não veio para destruir, mas para cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, até que tudo seja cumprido” (Mt. 5:17, 18). Este texto afirma claramente que, quando a lei atingir seu cumprimento, ela passará. Não passará até que seja cumprido. Portanto, não é eterno, mas quando cumprido foi para chegar ao fim. Então, o Senhor aponta para si mesmo como o cumprimento da lei e dos profetas – “Porque Cristo é o fim da lei” (Romanos 10:4). “A lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo” (Gálatas 3:24). Desde que Cristo veio, “não estamos mais debaixo do aio” (v. 25) “não debaixo da lei, mas debaixo da graça” (Rom. 6:14). Isso resolve o assunto rapidamente e refuta totalmente o argumento adventista pela perpetuidade da lei.23 Não passará até que seja cumprido. Portanto, não é eterno, mas quando cumprido foi para chegar ao fim. Então, o Senhor aponta para si mesmo como o cumprimento da lei e dos profetas – “Porque Cristo é o fim da lei” (Romanos 10:4). “A lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo” (Gálatas 3:24). Desde que Cristo veio, “não estamos mais debaixo do aio” (v. 25) “não debaixo da lei, mas debaixo da graça” (Rom. 6:14). Isso resolve o assunto rapidamente e refuta totalmente o argumento adventista pela perpetuidade da lei.23 Não passará até que seja cumprido. Portanto, não é eterno, mas quando cumprido foi para chegar ao fim. Então, o Senhor aponta para si mesmo como o cumprimento da lei e dos profetas – “Porque Cristo é o fim da lei” (Romanos 10:4). “A lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo” (Gálatas 3:24). Desde que Cristo veio, “não estamos mais debaixo do aio” (v. 25) “não debaixo da lei, mas debaixo da graça” (Rom. 6:14). Isso resolve o assunto rapidamente e refuta totalmente o argumento adventista pela perpetuidade da lei.23 25) “não debaixo da lei, mas debaixo da graça” (Rom. 6:14). Isso resolve o assunto rapidamente e refuta totalmente o argumento adventista pela perpetuidade da lei.23 25) “não debaixo da lei, mas debaixo da graça” (Rom. 6:14). Isso resolve o assunto rapidamente e refuta totalmente o argumento adventista pela perpetuidade da lei.23
Observe como João registra o fim da vida de Cristo: “Depois disso, Jesus, sabendo que todas as coisas já estavam consumadas, para se cumprir a Escritura, disse: ‘Tenho sede’” (João 19:28).
As epístolas estão de acordo aqui:
Quando Ele disse: “Uma nova aliança”, Ele tornou obsoleta a primeira. Mas tudo o que está se tornando obsoleto e envelhecendo está prestes a desaparecer. hebr. 8:13. Então Ele disse: “Eis que vim para fazer a tua vontade”. Ele tira a primeira [aliança] para estabelecer a segunda [aliança]. Por esta vontade temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo uma vez por todas. hebr. 10:9-10
Lembre-se de que o escritor lista “as tábuas da aliança” neste mesmo contexto (Hb 9:4) como parte da “primeira aliança”.
O que estou dizendo é o seguinte: a Lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não invalida uma aliança previamente ratificada por Deus, de modo a anular a promessa. Pois se a herança é baseada na lei, não é mais baseada em uma promessa; mas Deus a concedeu a Abraão por meio de uma promessa… Mas a Escritura encerrou todos debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem. Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a custódia da lei, encerrados para a fé que mais tarde se revelaria. Portanto, a Lei se tornou nosso aio [lei = tutor] para nos conduzir a Cristo, para que sejamos justificados pela fé. Mas agora que veio a fé, não estamos mais debaixo de um tutor [a lei]. Pois todos vocês são filhos de Deus [Isto inclui os gentios que não tinham a lei] pela fé em Cristo Jesus. Pois todos vocês que foram batizados em Cristo se revestiram de Cristo. Não há judeu nem grego, [os gregos foram separados pela antiga lei da aliança] não há escravo [escravos ou servos são mencionados nos Dez Mandamentos] nem homem livre, não há homem nem mulher; pois todos vocês são um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendentes de Abraão, herdeiros segundo a promessa [não segundo a lei] (Gálatas 3:17-29).
Somos aceitos na família de Deus, não com base na lei ou na observância da lei, mas na graciosa promessa feita a Abraão que foi cumprida em Cristo. Os gentios “que não têm a lei”24 estão incluídos nessa família da nova aliança com base em sua fé em Cristo. O Espírito Santo até escreve os requisitos [princípios morais] da lei em seus corações.25
Aqui, no ensino contextual, Paulo chama a lei de nosso tutor, então diz que não estamos mais sob um tutor. Em outras palavras, ele está dizendo que a lei da antiga aliança não tem mais autoridade sobre a vida de um cristão. Mas podemos ter certeza de que é isso que Paulo realmente quer dizer? Sim. Observe cuidadosamente sua poderosa alegoria.
Diga-me, você que quer estar debaixo da lei, você não ouve a lei? Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. Mas o filho da escrava nasceu segundo a carne, e o filho da livre, por meio da promessa. Isso contém uma alegoria: pois essas mulheres são duas alianças, uma procedente do Monte Sinai, gerando filhos que serão escravos; ela é Agar. Agora esta Hagar é o Monte Sinai na Arábia, e corresponde à atual Jerusalém, pois ela é escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém acima é livre; ela é nossa mãe… E vocês, irmãos, como Isaque, são filhos da promessa. Mas, como naquele tempo o que nascera segundo a carne perseguia o que nascera segundo o Espírito, assim também é agora. Mas o que diz a Escritura? Expulsa a escrava e seu filho, porque o filho da escrava não herdará com o filho da livre. Portanto, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre (Gálatas 4:21-31).
O gráfico a seguir nos ajudará a entender essa passagem:
ANTIGA  ALIANCA                           NOVA ALIANCA

Hagar – Serva Sara                             Esposa, Livre
Sinai – Jerusalém                                A Jerusalém do alto
Filho da Serva                                     Filho da Esposa, Livre
Nascido da carne                               Nascido da Promessa
Em Servidão                                       Livre
Perseguindo (como Ismael)            Perseguido (como Isaque)
Nascido de acordo com a carne     Nascido de acordo com o Espirito