Lição 1: “Como ler Salmos”

26 DE DEZEMBRO DE 2023
COLLEEN TINKER

Problemas com esta lição:

  • Esta lição começa com um lembrete do modelo de “inspiração de pensamento” de EGW, embora afirme que os Salmos são “Escritura”.
  • A visão adventista da inspiração enxerga os Salmos como expressões humanas sobre a vida, e não como revelações da soberania de Deus sobre toda a vida e história.
  • O adventismo vê os Salmos “de dentro para fora”, principalmente como expressões humanas de necessidades e experiências, e não como revelações da realeza soberana de Deus, da eleição, da fidelidade à aliança e como testemunhos de Cristo.

Esta semana iniciamos uma nova lição trimestral intitulada Salmos, e esta primeira semana se concentra em “Como Ler os Salmos”.

A lição identifica corretamente os O Livro dos Salmos como exemplos originais de poesia hebraica escrita ao longo dos anos. Explica que o livro dos Salmos é dividido em cinco seções e inclui escritores desde Moisés até alguns que podem ter escrito após o exílio na Babilônia.

Tal como acontece com tantas lições da Escola Sabatina, os fatos reais que esta apresenta não estão necessariamente errados; o problema reside, em vez disso, no que o autor NÃO apresenta e nas palavras sutilmente formuladas que confirmam a visão de mundo adventista.

Por exemplo, o primeiro parágrafo prepara o cenário para a forma como se espera que o leitor entenda os Salmos:

Os Salmos têm sido um livro de orações e hinário tanto para judeus quanto para cristãos ao longo das eras. Embora os Salmos sejam predominantemente as próprias palavras dos salmistas dirigidas a Deus, eles não se originaram dos mortais, mas de Deus, que inspirou os pensamentos deles.

O autor continua dizendo que tanto Jesus quanto Seus discípulos se referiram aos Salmos como Escrituras e afirma que “o Senhor os inspirou a escrever o que escreveram”, e a lição prossegue explicando algumas das maneiras técnicas pelas quais os Salmos são organizados e escritos.

No entanto, a lição lembra aos leitores a convicção adventista: as palavras da Bíblia não são realmente a Palavra de Deus. Em vez disso, são as palavras dos escritores humanos que interpretaram os pensamentos que Deus supostamente lhes deu, e foram autorizados a interpretar esses pensamentos de acordo com a sua própria compreensão do mundo e de Deus.

Esta visão de inspiração vem de EGW, que disse que as palavras da Bíblia não foram inspiradas. Aqui está uma de suas declarações, esta do Manuscrito 24, escrita em 1886:

A Bíblia foi escrita por homens inspirados, mas não é o modo de pensamento e expressão de Deus. É o da humanidade. Deus, como escritor, não está representado. Os homens muitas vezes dirão que tal expressão não é como Deus. Mas Deus não se colocou em palavras, em lógica, em retórica, em julgamento na Bíblia. Os escritores da Bíblia foram escritores de Deus, não Sua caneta. Veja os diferentes escritores.

Não são as palavras da Bíblia que são inspiradas, mas os homens que foram inspirados. A inspiração não atua nas palavras ou nas expressões do homem, mas no próprio homem, que, sob a influência do Espírito Santo, está imbuído de pensamentos. Mas as palavras e os pensamentos recebem a impressão da mente individual. A mente divina está difusa. A mente e a vontade divinas estão combinadas com a mente e a vontade humanas; assim, as declarações do homem são a Palavra de Deus.

Esta visão da revelação foi desenvolvida para proteger as afirmações de que a própria Ellen White foi inspirada; ela e a organização adventista depois dela afirmam que ela foi inspirada exatamente da mesma forma que os escritores da Bíblia são inspirados. É óbvio que as suas palavras não foram inspiradas porque muitas vezes contradizem não só a Bíblia, mas também ela mesma – por isso os Adventistas desenvolveram o argumento da “verdade presente” para explicar que os seus conselhos mudaram ao longo dos anos.

É claro, porém, que a visão de Ellen sobre a inspiração não é bíblica. Paulo disse isso em 2 Timóteo 3:16, 16,17:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja equipado, tendo sido perfeitamente equipado para toda boa obra (2 Timóteo 3:16-17).

Dado este princípio adventista fundamental, no entanto – de que as Escrituras são na verdade o registro interpretativo dos pensamentos dos escritores bíblicos, podemos entender como o Adventismo ensina que os salmos são simplesmente orações, louvores e emoções de vários escritores e NÃO principalmente uma revelação do Deus Todo-Poderoso.

Soberano, Apenas Deus

Embora os Salmos sejam principalmente um livro de oração e louvor, os vários escritores ainda mantinham uma visão de mundo e uma crença em Yahweh que eram consistentes. Foi esse entendimento básico que senti falta como adventista.

Estou usando as notas introdutórias do livro de Salmos das Notas de Estudo publicadas por Zondervan na Bíblia de Estudo NASB 1995. Eles dizem:

No centro da teologia do Saltério está a convicção de que o centro gravitacional da vida (da elevada compreensão humana, da confiança, da esperança, do serviço, da moralidade, da adoração), mas também da história e de toda a criação (céu e terra), é Deus (Javé, o Senhor).…

Sob Deus, a criação é um cosmos – um todo ordenado e sistemático. O que distinguimos como “natureza” e história tinha para eles um único Senhor, sob cujo governo todas as coisas funcionavam juntas.…

Como o Grande Rei por direito de criação e soberania absoluta e duradoura, Ele, em última análise, não tolerará qualquer poder mundano que se oponha, negue ou ignore. Ele virá para governar as nações para que todos sejam compelidos a reconhecê-Lo.…Porque o Senhor é o Grande Rei além de qualquer desafio, Seu reino justo e pacífico virá, esmagando toda oposição e expurgando a criação de toda rebelião contra Seu governo. —tal será o resultado final da história.

Observe que este resumo da visão de mundo dos salmistas não se parece em nada com o “grande conflito”. Não há desafio à autoridade de Yahweh que deva ser respondido e provado que está errado. Os escritores dos salmos — como os escritores de todas as Escrituras — nunca questionaram a autoridade e a soberania de Deus.

Satanás nunca fez uma afirmação convincente contra Deus a qual Deus deveria responder. Toda a Bíblia – incluindo os Salmos – revela um Deus cuja retidão e justiça sempre foram conhecidas.

É significativo que a lição não enfatize que Deus é soberano sobre as experiências dos homens e acabará por destruir aqueles que se opõem a Ele. A lição vem de um paradigma de grande conflito e não introduzirá o verdadeiro tema bíblico de um Deus soberano que se revela verdadeiramente através daqueles que Ele escolheu para escrever a Bíblia.

O deus do Adventismo, contudo, não exerce autoridade soberana sobre os seus inimigos. Em vez disso, o Adventismo ensina que os humanos escolhem não passar a eternidade com o seu cavalheiro – Deus que respeita o seu livre arbítrio, e os Adventistas vêem os Salmos como evidência de que podem expressar as suas alegrias e tristezas a este Deus que simpatizará com eles, mas que pode ou pode não os resgatar de seus problemas diretamente.

Afinal, os adventistas têm um problema com o seu deus-cavalheiro que honra o seu livre-arbítrio acima de todos os outros valores: se há inimigos que se opõem uns aos outros e pessoas de cada lado da luta que apelam a Deus em busca de ajuda, como pode um deus justo e empático responder de forma justa a ambos os lados do argumento? Quem decide quais afirmações estão corretas?

Os Salmos, no entanto, abordam Deus da perspectiva de pessoas que conhecem as Suas promessas e os Seus justos requisitos de Deus. Em última análise, os salmistas entendem que estão apelando não para um deus empático que guarda os sentimentos dos indivíduos, mas para um Deus que cumpre as promessas da Sua aliança e honra a Sua própria palavra e realiza os Seus próprios propósitos.

As notas de fundo da NASB95 dizem ainda o seguinte:

Inquestionavelmente, a realeza suprema de Yahweh (na qual Ele demonstra Sua grandeza e bondade transcendentes) é a metáfora mais básica e o conceito teológico mais difundido no Saltério – como no AT em geral.… Ser uma criatura no mundo é ser uma parte de Seu reino e estar sob Seu governo. Ser um ser humano no mundo é ser dependente e responsável perante Ele. Negar orgulhosamente esse fato é a raiz de toda a maldade – a maldade que agora permeia o mundo.

A eleição de Israel por Deus e subsequentemente de David e Sião, juntamente com a entrega da Sua palavra, representam a renovada irrupção do reino justo de Deus neste mundo de rebelião e maldade.

O adventismo não se concentra nesta fidelidade soberana, eletiva e pactual de Deus. A cosmovisão do grande conflito proíbe os adventistas de compreenderem que Deus – e não o seu livre arbítrio – é o valor supremo do universo.

Deus realizará Sua vontade e Ele nos revela Sua vontade por meio da Bíblia. Os Salmos são uma revelação do povo da aliança de Deus apelando Àquele que, eles sabem, prometeu vindica-los e destruir os Seus inimigos.

O Seu povo sabe que o cumprimento das Suas promessas acontecerá no Seu tempo, mas apelam a Ele sabendo que Ele ouvirá e responderá com justiça, misericórdia e retidão.

O adventismo reduziu os Salmos a uma coleção de orações e hinos para nosso conforto e como modelos para nos expressarmos. Ao mesmo tempo, o Adventismo tem ensinado os seus membros a não verem o Deus soberano, fiel e cumpridor da aliança revelado nos Salmos.

O Adventismo não conseguiu esclarecer aos seus membros nem mesmo os salmos que prefiguram o Senhor Jesus – Seu sofrimento, vitória, exaltação e entronização.

As palavras dos salmos não são apenas interpretações culturalmente tendenciosas dos pensamentos dos homens. São as palavras de Deus que Ele deu aos Seus escritores escolhidos – incluindo os escritores dos salmos. Devemos ler os salmos como revelações de nosso fiel Yahweh, nosso Deus que sempre cumpre Suas promessas. Não podemos detê-lo.

Deste lado da cruz, podemos ver a profundidade do significado nos Salmos que os salmistas apenas entendiam vagamente, e podemos ver que até mesmo a salvação de nosso Senhor para nós, quando Ele levou a vergonha de nossos pecados, foi prefigurada nas orações de Seu povo. (Veja Salmo 22, por exemplo.)

Os salmos não são um manual de como orar; antes, são expressões da realidade que reconhecem um Deus soberano e fiel que destruirá Seus inimigos. Yahweh não está esperando para ser justificado; Ele vindicará Seu povo!

Não há ninguém que lance um desafio contra Deus que deva ser respondido. Em vez disso, os inimigos de Deus sabem que Ele é soberano sobre eles, e os Salmos nos lembram que, se confiarmos e acreditarmos Nele, podemos orar e clamar a Ele com confiança, independentemente do que enfrentarmos. Sabemos que Ele nos protegerá e defenderá, e as nossas orações reconhecem a nossa dependência e confiança Nele. †

Manuela Boscia
Manuela Boscia

Manuela Boscia é responsável pelas traduções dos artigos publicados nessa página. Nascida em uma família de quarta geração de Adventistas no Brasil, Manuela conheceu o verdadeiro Evangelho e hoje é livre para seguir a Jesus e proclamar a Mensagem da Salvação de Cristo com todos.

Artigos: 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *